Para a realização de cirurgias, alguns procedimentos e exames, é preciso que o animalzinho esteja sedado para maior segurança e conforto. Na Anestesia Veterinária, o profissional é responsável pela avaliação, pela escolha da anestesia adequada e por todo o monitoramento do paciente durante o processo.
O médico veterinário especialista em cardiologia é responsável pelo diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças e problemas relacionados ao coração do pet. Ele ainda assume a realização de exames específicos para avaliação do sistema cardiovascular antes de procedimentos com anestesia, por exemplo.
Procedimentos cirúrgicos muitas vezes são necessários para que o pet tenha mais qualidade de vida. Para isso, é preciso contar com profissionais especialistas nessa área, seja para a sedação ou para a cirurgia em si. Cirurgias ortopédicas, gerais em pequenos animais, castração ou em caso de traumas, você encontra aqui.
O veterinário dermatologista atua no diagnóstico e tratamento de doenças, problemas e alergias relacionados à pele. O alergologista atua da mesma forma, mas incluindo doenças alérgicas em geral, imunização e doenças autoimunes. São duas especialidades importantes para casos específicos.
Cuidar do sistema endócrino é muito importante para que o pet viva uma vida mais saudável e duradoura. Na Endocrinologia Veterinária, o especialista identifica e trata problemas hormonais que levam ao desregulamento de funções importantes do organismo.
O sistema gastrointestinal pode ser afetado por algumas doenças que causam incômodo no pet, como gastrite, hepatite e outras. Para os cuidados necessários, é fundamental ter a assistência de um gastroenterologista veterinário, que trata essas doenças de forma adequada para minimizar os sintomas.
Os rins e o trato urinário desempenham papéis importantes na saúde dos pets, e podem ser afetados por doenças e distúrbios que precisam de tratamentos adequados. Os especialistas em Nefrologia e Urologia (para machos) atuam contra todos esses problemas.
A Neurologia Veterinária é uma área para identificação das doenças relacionadas ao sistema nervoso, como epilepsia, paralisia e tumores. O especialista atua no tratamento visando a cura ou o controle dos sintomas para promover maior qualidade de vida ao pet.
Cada pet tem necessidades nutricionais diferentes, de acordo com sua espécie, idade, peso etc. Por isso, o acompanhamento de um nutricionista veterinário é muito importante para o desenvolvimento e bem-estar do animal, além de ajudar na prevenção de doenças com uma alimentação adequada.
Mais do que o tradicional processo de diagnóstico e cura, a Medicina Integrativa busca fazer uma avaliação completa do animal, visando sua saúde e bem-estar, alinhando tratamentos convencionais e complementares com acompanhamento de vários especialistas.
Os felinos possuem particularidades que tornam fundamental a especialização em uma área só deles, para melhor aprofundamento nas necessidades fisiológicas, comportamentais, metabólicas etc. A Medicina Felina proporciona um atendimento completo direcionado aos gatos.
Os pets também precisam de cuidados especiais para evitar ou tratar doenças relacionadas aos dentes. Avaliação, procedimentos e tratamentos completos, específicos para essa região, são realizados por um especialista em Odontologia Veterinária.
Os olhos são muito importantes para a qualidade de vida de um pet, por isso é preciso estar atento a sinais de que algo não vai bem. Para isso, o veterinário com especialização em oftalmologista cuida para evitar e tratar problemas relacionados à visão do animal.
Vários tipos de câncer podem atingir os animais e essa doença requer um tratamento específico para controlar, curar e impedir o seu avanço. Um especialista em Oncologia Veterinária trabalha para diagnosticar e permitir que os pets com essa condição tenham acesso aos tratamentos adequados.
O especialista é responsável por todo o tratamento de casos de traumas, como luxações, rompimentos e fraturas. Para diagnóstico correto e alívio dos sintomas causados por essas situações, o pet precisa passar por um atendimento com o ortopedista veterinário, que irá guiá-lo para o melhor tratamento.
As aves, roedores, répteis e outros tipos de animais exóticos ganharam espaço dentro das casas, e o atendimento deles deve ser feito por um especialista da área. As diferenças anatômicas, fisiológicas e patológicas dessas espécies requerem um acompanhamento diferente para problemas e doenças que as acometem.
Realizar exames de imagem, laboratoriais, cardiológicos etc. pode ser preciso para entregar um diagnóstico, fazer o acompanhamento de um caso, efetuar uma cirurgia ou para rotina. Para isso, é preciso contar com especialistas em cada um desses setores, garantindo que cada resultado será concluído de forma correta.